SOLO

Consulte um Agrônomo

A árvore NEEM não é exigente quando plantada  nas regiões áridas  ou semi   áridas uma vez que seu crescimento não demanda da fertilidade do solo, no entretanto, se plantada em terreno de cultura, obtém-se melhores frutos. Crescendo nas condições mais adversas, pode agüentar secas e altas temperaturas. O NEEM se desenvolve com até 500mm de  precipitação anual (chuvas).

O topo das colinas e as terras desertas pôr exemplo ou ladeiras com erosão, são tão adequadas ao plantio como as planícies pedregosas ou solos lateríticos (terra roxa). A árvore NEEM   pode ser usada em avenidas para embelezar ruas, em campos, e pode ser também combinada em plantios mistos junto a árvores frutíferas ou  culturas de mandioca, arroz, feijão-guandu, milho etc...

COMO SE PLANTA UMA ÁRVORE NEEM  ?

As sementes devem ser as mais frescas possíveis para se conseguir uma boa germinação. Recomenda-se a instalação de viveiros,  colocando as sementes em sacos plásticos, bandejas com tubetes ou outros recipientes  para depois fazer o plantio definitivo no campo, o que deverá ocorrer três meses depois, observando para que não falte umidade.

Quando se utiliza sacos plásticos, não se deve deixar que as plantas se desenvolvam muito, pois suas fortes raízes verticais passam para o solo e torna-se necessário cortá-las para que possam ser transplantadas, o que debilita muito as árvorezinhas e as fazem crescer lentamente.

Para reflorestamento, a fim de se utilizar a  madeira para indústria em geral, é necessário o plantio em no máximo até 4 metros de distância uma cova da outra. Para semente a partir de 5x5 metros. Estas covas devem ser profundas com um diâmetro maior. Se necessitar de adubação  utilize o adubo orgânico (3 kg ou mais pôr cova) , misturando à terra antes retirada do buraco.

Depois de plantada o NEEM não requer nenhum cuidado especial a não ser o combate à formiga que no principio do crescimento é o seu maior predador. Se não faltar água durante o “pegamento” a planta se desenvolverá normalmente.

A árvore NEEM precisa ser conduzida, isto é podada  a partir do  6º mês, a fim de que cresça ereta, o que resultará num maior aproveitamento da madeira e da semente. Quando adulta a poda deve ser feita sempre depois da colheita dos frutos.

O NEEM se desenvolve melhor e produz mais quando pode crescer em lugares abertos, onde receba muita luz e onde não haja nenhuma interferência de outras árvores que possam  competir com ela, ou projetar-lhe sombra.

Como dispõe de  um sistema de raízes adaptadas a lugares secos, a árvore NEEM tem seus problemas quando plantada em solo muito úmido. Não plante NEEM em lugares encharcados, seu crescimento será muito  mais lento, e produzirá  pouca semente.

© Copyright 2005. Planta Neem. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Studiodigital.